É claro que bons cursos e uma boa formação ajudam, mas um bom networking ainda é a melhor arma na hora de conseguir um emprego. Foi assim que Tatiana Carvalho, de Goiânia, deu seus primeiros passos no mundo da moda. Formada em Jornalismo pela PUC – GO em 2008, Tatiana passou um período morando em Nova Iorque e, quando voltou para o Brasil, foi morar com a irmã em São Paulo e acabou conhecendo a jornalista Alexandra Farah, que lhe ofereceu uma vaga de assistente. “Na época ela estava no site da RG Vogue, quando a Vogue era da Carta Editorial, e tinha o site Filme Fashion. Aprendi muito com ela sobre como tudo funciona, eu não sabia de nada mesmo. Daí fiz cursos de Moda, História da Arte, História da Moda e Maquiagem, enfim… Tudo que São Paulo oferecia nesta área, eu buscava e fazia”.

Tatiana Carvalho assessoria de imprensa MktMIx

Depois de trabalhar um ano como assistente da Alexandra, Tatiana Carvalho foi para a produtora SuperNova, onde trabalhava com a produção de eventos da Ed. Globo. “Comecei com o Marie Claire Inspiração com a palestra da Edel Koort e fiquei lá quase um ano. Nesse tempo, fiz vários cursos no DRC de edição e de fotografia. Mas voltei para a moda quando fui chamada pela PRCOM, que hoje é a MktMix Comunicação, para um freela de produção no SPFW ao lado da Marta Najiar”. E, mais uma vez, a indicação foi a peça chave para uma nova oportunidade. “Acabei conhecendo a assessora Gisele Najiar, mãe da Marta com quem havia trabalhado, que me convidou para trabalhar com ela em assessoria – eu trabalhava em assessoria em Goiânia, mas era estagiária da CELG, Companhia de Energia de Goiás. Fiquei lá por dois anos e meio e aprendi tudo de assessoria. Fiquei lá durante apenas 8 meses, que foi quando a MktMix me chamou para uma entrevista. Entrei aqui em abril deste ano, dois dias antes de começar o SPFW, e estou até hoje em atendimento de jornalismo no núcleo de Moda da empresa”.

Para quem não conhece a profissão, o trabalho de uma assessora de imprensa é fazer com que seus clientes apareçam na mídia de forma espontânea – ou seja, sem contar a publicidade. Para isso, as assessoras se desdobram de mil e uma maneiras para atender todas as solicitações de jornalistas (sempre para ontem!) e ter ideias de várias sugestões de pautas para apresentar aos veículos, em textos que são chamados de releases. Mas se engana quem pensa que basta escrever qualquer coisa sobre a marca e enviar para milhões de endereços de e-mail. Cada revista site e até mesmo jornalista tem um perfil e cobre um certo tipo de notícia – é preciso que haja muito planejamento para que o trabalho não seja em vão. “Tenho sempre o dia muito cheio, entre divulgações, atendimento a imprensa, direcionamento da notícia, redação de releases, atender eventos e seguir sempre o planejamento traçado para cada cliente”, descreve Tatiana.

Tatiana-Carvalho_assessora-de-imprensa_MktMix_Costanza-Who

Qual foi o projeto mais legal que você já trabalhou e por que?

Tatiana – É muito difícil escolher um só projeto, mas tem alguns que adorei participar. Fiz um evento com os perfumes Escentric Molecules do qual o editor do Style.com, Tim Blancks, é padrinho, e eu pude acompanhá-lo no Brasil. Foi incrível conhecê-lo, sou muito fã. Também participei ao lado da Gisele Najjar de todas as parcerias que a Shoestock fez com as estilistas Clô Orozco, Gloria Coelho e Costanza Pascolato. Na Merci eu coordenei o desfile da Maria Garcia no SPFW, nas produtoras eu pude entender como todo o processo de montagem de eventos acontece e conheci a Edel Koort que eu sou super fã. Aqui na MktMix tenho a oportunidade diária de saber como todo o processo editorial acontece e participar de eventos incríveis como o HotSpot e todo SPFW, que é bem legal de trabalhar – a gente se mata, mas é ótimo. Também fui ao Minas Trend acompanhar dois clientes da assessoria, um deles foi a Vivaz que estava fazendo uma parceria com a estilista Patricia Vieira, eu amei conhecei as meninas da Vivaz e a Patricia, são incríveis!

Como funciona dentro da MktMix, que é uma empresa enorme e com vários clientes?

Temos três núcleos aqui: Jornalismo, Produção e Comunicação. Basicamente, o núcleo de Jornalismo cuida de relacionamento, relações públicas, informações, imprensa, divulgações e está a frente na conta com o cliente. A Produção cuida das peças e produtos que vão para editoriais, campanhas, figurino de televisão, tudo que precisa da peça, para vestir celebridades, para fotografar… E a Comunicação trabalha como agência fazendo eventos, campanhas e ações. Eu cuido de clientes de moda, entre marcas e estilistas, como Calvin Klein, Tommy Hilfiger, Giuliana Romanno, UMA…

Qual a parte mais chata da sua profissão? E a mais gostosa?

A parte que eu adoro são os eventos, adoro conhecer pessoas novas, estar perto e dentro do que está acontecendo. Também gosto de saber as coisas antes de todo mundo e ter este acesso envolve muitas áreas legais, como arte, gastronomia, esporte, beleza – tudo dos núcleos que temos aqui. A parte ruim é que às vezes não temos horário – mas eu adoro não ter rotina, então tudo bem.

O que uma pessoa precisa ter para trabalhar como assessora de imprensa?

Tem que ser informado, ter interesse e ser curioso. Pensar em todas as opções que você pode dar para o seu cliente, saber o que de mais importante está acontecendo no universo onde o cliente está inserido. Tem que ter paciência também, ser positivo e gostar de conhecer pessoas, ter esta facilidade de comunicação interpessoal.

1 Comment

Write A Comment

Pin It