O job cobiçado da assistente de PR da Louis Vuitton

Naiara Wagner é prova viva de que determinação e energia são essenciais no início de uma carreira. Ela é formada em jornalismo pela Cásper Líbero e já passou por redações como Vogue e M de Mulher – tudo isso ainda na faculdade! –, mas foi no mundo do PR de luxo que ela realmente encontrou a sua vocação.

Ela entrou na Louis Vuitton ainda como estagiária em março de 2014, e trabalhou muito, mas muito mesmo, para conquistar seu espaço e garantir que fosse efetivada ao final do curso. Dito e feito: hoje ela ocupa o cargo de assistente de PR, respondendo diretamente à Patricia Romano, que é Head of PR da América do Sul. O trabalho de PR (Public Relations) vai um pouco além do que aqui no Brasil nos acostumamos a chamar de assessoria de imprensa: além de fazer a ponte com a imprensa, há todo um trabalho de fundo focado em estratégia, fittings com celebridades… E como a posição é dentro do próprio escritório da Louis Vuitton, isso é ainda mais forte.

Obviamente, não perdemos a chance de conversar com ela e entender um pouquinho como é trabalhar nesse nicho tão específico e disputado. Confira:

Naiara Wagner, a PR da Louis Vuitton em viagem recente à Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte

A PR da Louis Vuitton em viagem recente à Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte

Como você chegou até a Louis Vuitton?

Vi a vaga de no Instagram, minha chefe postou uma foto dela com uma plaquinha “procura-se um estagiário brilhante”. Mandei então meu currículo. Na época eu estagiava no site M de Mulher e já falava com a coordenadora de PR da LV, então pedi também pra ela me ajudar. Fiz a entrevista e deu certo. Mas vagas de estágio aparecem bastante em marcas internacionais, o que é raro é vaga efetiva. Antes disso trabalhei na revista Vogue, na assessoria de imprensa e relações públicas Monica Mendes Comunicações.

Você lembra o que vestiu nessa entrevista? Como é que foi o processo seletivo?

Lembro super bem, vesti uma calça jeans e uma blusinha preta. Partircularmente acho melhor ir mais básica pra entrevistas, principalmente se for de moda. Seu discurso tem que ser o centro da conversa. Quando nos montamos demais as vezes passa uma impressão errada. O processo foi tranquilo, só fiz uma entrevista e passei. Não tenho ideia se tinham muitas outras pessoas concorrendo ou poucas, nunca perguntei. Mas estava super nervosa como todo mundo fica. É tão difícil falar o melhor de si próprio em tão pouco tempo sem parecer clichê ou meio convencida… Devo ter gaguejado um pouco, mas acho que ficou a mensagem que eu queria muito estar lá e que iria aproveitar essa oportunidade se passasse.

E como é o seu relacionamento com a sua chefe, a Patricia Romano, que é Head of PR?

Sempre me dei bem com minha chefe, mas demorou bastante pra eu condicionar meu raciocínio pra ideias realmente legais para a marca e para o nosso trabalho – para “pegar o jeito”. Ainda peno com algumas hoje em dia. Naturalmente, à medida que fui evoluindo pude colaborar mais para as conquistas do nosso departamento e fomos nos tornando mais próximas. Ter empatia com chefe é ótimo, mas acho mesmo que o principal é sempre fazer um bom trabalho e ter respeito pela hierarquia.

Como é a sua rotina? Que horas você chega, o que faz ao longo do dia?

Eu entro às 9h. Meu trabalho principal é trabalhar pautas de moda, e pra isso temos diversas ferramentas: temos um showroom grande com diversos produtos LV, a maioria peças de desfile, que emprestamos para as revistas fotografarem editoriais e capas ou para celebridades usarem em eventos. Tenho que pensar que produto tem mais a cara de cada revista e tentar conseguir o maior e mais relevante espaço para cada um. Recebo todos os dias stylists, ocasionalmente acompanho fitting de celebridades e vou a shootings de matérias grandes que fazemos. Também organizo shootings internacionais com nosso escritório de NY e Paris e requests para vestirmos celebridades (na Vuitton sempre aprovamos com Paris essa parte). Temos também um enorme material de divulgação com histórias da marca, e junto com o resto do nosso time planejo onde e como trabalharemos cada uma delas. Estou todos os dias em contato com jornalistas, sempre procuro manter um ótimo relacionamento com cada um e ser muito solícita para a receptividade do nosso material ser a melhor possível.

Meu horário vai até às 18h, mas normalmente fico mais. Não é uma regra, mas procuro sempre ir embora depois da minha chefe. Ela pode precisar de alguma informação ou ajuda e gosto de estar sempre disponível. E também, no caso de PR, não existe um limite ou um “acabei tudo que tenho pra fazer” – sempre posso fazer mais.

Naiara Wagner, PR da Louis Vuitton_2

Na Plaza Libertad De Prensa

E como é que foi o processo pra ser efetivada? Porque eu sei que não foi fácil…

Foi muito difícil! Do ponto de vista prático foi quase impossível, nenhuma estagiária era efetivada há anos, minha vaga não existia… E do ponto de vista emocional foi ainda mais. Os últimos meses foram uma super angústia, porque realmente não fazia ideia do veredicto. No dia em que recebi a notícia positiva desci no prédio com uma amiga da LV e ficamos gritando e chorando, foi super emocionante. Quis muito isso e dei tudo de mim.  

Acho que o grande motivo de eu ter sido efetivada é simples, apesar de de complexa execução: se esforçar e entregar resultados. Eu me trabalhei MUITO pra que tivéssemos bons resultados sempre e principalmente para estar apta a tocar todas as etapas de uma pauta grande (planejar, cuidar da logística, lidar com pepinos e imprevistos), de maneira que no início do mês eu pudesse entregar um resultado super legal, sem trazer preocupações pequenas para ninguém. E, como disse, naturalmente fui evoluindo e tendo melhores ideias. Acredito que um dos segredos do bom desempenho em PR é não desistir nem do que é bem pequeno – são tantos assuntos e materiais rodando entre revistas e assessores que muito se perde na correria. Na Louis Vuitton, não!

Mas em suma tem que levar muito a sério e não deixar a energia e a dedicação cairem quando o que você está fazendo não funciona ou quando você erra de novo aquilo que já errou um milhão de vezes… E ter um feeling para entender o que esperam de você a cada momento e se esforçar pra entregar.

O que você mais gosta e o que não é tão legal do seu job? Porque de fora pode parecer que é só glamour.

Ah, talvez pra muitas pessoas essa parte de acompanhar shootings de revistas de moda super importantes, conhecer stylists e celebridades seja a parte mais glamurosa, mas apesar de eu gostar disso tudo não é minha maior paixão. Pra mim o mais legal é quando estamos todos no escritório planejando o que vamos fazer nos próximos meses e como vamos executar – eu aprendo muito, sinto que estou realmente crescendo e evoluindo como profissional nesses momentos. É uma aula de estratégia, principalmente porque admiro muito minha chefe e amo quando nos reunidos pra ela contar as ideias dela ou dar guidelines pra algo que estou tocando.

O que é menos legal é a parte da organização do showroom – é um infinito de bolsas, sapatos, roupas e etc que tenho que catalogar e sempre manter em ordem. Mas tenho carinho pelos produtos, então fica leve. Na verdade, nesses 2 anos qualquer coisa que não tenha gostado de fazer entrou pro pacote de trabalhar na LV que eu amo – acho que essa é a melhor maneira de executar funções não tão legais de maneira feliz.

Pra quem tem vontade de trabalhar dentro de uma marca do mercado de luxo, o que você teria de conselho?

Depende muito da área que a pessoa quer trabalhar, mas se for relações públicas diria pra estagiar primeiro e refletir se gosta mesmo disso. Aqui no Brasil não é um mercado muito grande, é competitivo e é um trabalho muito específico.

Talvez um conselho bom seria dizer pra pessoa não se enganar: ao meu ver todos que são bem sucedidos nesse mercado são muito competentes e se esforçaram muito pra chegar onde estão. Beleza e dinheiro talvez ajudem em outros segmentos da moda, mas para chegar longe em PR tem que ser de fato muito competente, estratégico, conhecedor da marca que se trabalha. É o que eu busco ser e melhorar sempre!

 

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