Que tal a ideia de trabalhar diretamente em eventos como SPFW e Fashion Rio aprovando os projetos dos principais desfiles das temporadas e decidindo quem entra ou não em cada sala? Pois esse é o trabalho (dos sonhos!) do Luiz Costa, que ocupa a posição de coordenador de conteúdo na Luminosidade. A empresa, que é mais conhecida por organizar as maiores semanas de moda do país, também é responsável pelo portal FFW, a revista FFW MAG e o movimento Hotspot, que expõe novos talentos do meio.

Mas quem pensa que a profissão é tranquila (afinal, só tem fashion week a cada seis meses, né?!) se engana. A pouco menos de dois meses de distância da próxima edição do SPFW, a equipe que cuida da produção executiva do evento já está com toda a planta geral finalizada e a montagem física no Parque Villa-Lobos deve começar em breve.

Luiz Costa Luminosidade

OS PRIMEIROS PASSOS NA INDÚSTRIA DA MODA

“Meu primeiríssimo contato com moda foi lendo as colunas da Erika Palomino. Sou formado em Negócios da Moda pela Anhembi Morumbi, trabalhei como vendedor durante a faculdade e fiz alguns trabalhos como assistente de estilo, que era o meu objetivo inicial. Mas foram surgindo trabalhos na área de produção e fui me jogando! Qualquer oportunidade que via no mural da faculdade eu corria atrás. Acabei percebendo que os trabalhos que envolviam produção executiva, principalmente de eventos, tinham muito mais a ver com o meu ritmo do que trabalhar em uma confecção diariamente.”

JÁ NA LUMINOSIDADE…

“A primeira vez que assisti a um desfile ao vivo, ainda no Morumbi Fashion, fiquei encantado. Adorei observar o processo, a estrutura, a movimentação dos convidados, das assessorias… Queria fazer parte dos bastidores, mas ao mesmo tempo achava que era um mundo inalcançável para mim. Na edição seguinte, surgiu uma oportunidade para trabalhar como monitor de sala de desfile (que geralmente são estudantes de moda que dão um suporte aos produtores de cada sala). Trabalhei umas três edições como monitor e fui conhecendo as pessoas, até que precisaram de um assistente de produção para trabalhar na Luminosidade durante 2 meses no pré-evento e me indicaram. Como rolou bem, comecei a participar de todas as pré-produções desde então.”

“Quando me convidaram para fazer parte da equipe fixa da Luminosidade, trabalhar com conteúdo veio muito naturalmente: a cada edição fui subindo um degrauzinho, adquirindo uma responsabilidade nova, ficando mais próximo do Paulo Borges, da Graça Borges (que era a diretora de produção do evento). Eles me ensinaram tudo, a compreender toda a complexa engrenagem por trás do evento, do sistema de ar condicionado à luz de passarela, passando por cada nível de detalhe que nunca pensei que existisse.”

Luiz Costa Luminosidade 2
Desfile de abertura da 36ª edição do SPFW na linha verde do metrô

E O QUE ELE FAZ POR LÁ?

“Eu atendo toda as questões relacionadas às salas de desfile, à estrutura em si e coordenação das equipes de cada sala. Também aprovo os projetos de cada desfile, como cenografia, luz, ações diretas na sala ou backstage, convites, etc. A organização do evento acompanha tudo! Além disso, sou responsável pela logística dos acessos ao evento (convites de desfile, credenciamento de produção e imprensa, pulseiras de backstage, lounge. Cada área tem uma demanda muito específica.”

“Não temos uma rotina fechada, cada dia é um dia. Nos períodos pré-evento, em geral dois meses antes, tudo fica muito mais acelerado e intenso, sem horário de sair, reuniões até tarde, montagem de evento, visitas técnicas, 700 e-mails por dia. Mas nada é típico porque quando você pensa que sabe tudo, aparece um desafio novo. No ano passado, fizemos um desfile no Metrô, aberto ao publico, com camarim na Vila Madalena e 40 modelos percorrendo toda a linha verde. Foi uma mega operação e algo totalmente novo.”

ALTOS E BAIXOS

“Sem duvida é muito emocionante sentar para discutir o projeto de um evento e vê-lo pronto meses depois, materializado. Nada é distante e impossível. É como construir uma casa nova a cada seis meses! O mais chato é quando está próximo de um evento e é uma sexta a noite, você sem hora para sair e os seus amigos mandando mensagens felizes em algum happy-hour.”

3 Comments

  1. Stephanie S. Bassetti Reply

    Oi gente, li alguns posts de vocês e devo dizer que gostei muito mesmo. Sou Estilista e produtora de moda, e estou estudando como entrar no mercado freela dadas as oportunidades, e devo dizer que estou sambando um pouco. Se houver como dar um help quanto a isso agradeceria muito. Espero um dia eu ser uma das entrevistadas dado o futuro e o sucesso que nos aguarda.
    Beijo grande, muito sucesso a nós todos, alem de dedicação naquilo q amamos. 🙂

    • Marina Espindola Reply

      Oi Stephanie, tudo bom?
      Obrigada por compartilhar a sua dúvida com a gente… Acho que dá um post bem interessante essa história do trabalho como freelancer! Adorei a sugestão!
      E bo sorte!
      Um beijo

  2. Simone Oliveira Reply

    Boa tarde Luiz adorei o post, assim como vc, muitas pessoas estão tentando se encontrar no mercado de trabalho. Fui secretária Municipal de Eventos numa cidade do interior e hoje estudante de moda, gostaria de participar do processo de monitores do SPFW para ganhar experiência, Abçs.

Write A Comment

Pin It