Community Manager é uma das várias profissões que passaram a existir com a chegada (e o domínio) das redes sociais. Essa em particular surgiu por volta de 2005, com a moderação dos fóruns e das comunidades, muito populares na época. Mas, ao longo dos anos, o escopo do trabalho evoluiu conforme a própria internet foi se alterando. Conversamos com a Bruna Toni, a expert em community management do Pinterest Brasil, para entender quais as demandas desse cargo dentro de uma das empresas de mídia com mais potencial de crescimento atualmente. Às respostas…

Community Manager Pinterest Brasil Bruna Toni
Bruna Toni é a community manager do Pinterest aqui no Brasil

Durante a faculdade, você já tinha vontade de trabalhar com o digital? Na época ainda não se falava em community manager, mas havia algo nos seus interesses que apontasse para esse caminho ou foi algo construído durante sua carreira?

Quando eu estava na faculdade eu não pensava muito se queria online ou offline, somente que queria muito trabalhar na área para aprender e tinha uma curiosidade grande em planejamento. Fucei tanto que, já no primeiro ano da faculdade, consegui um estágio em uma agência de redes sociais onde já comecei como community manager, mesmo não existindo esse título na época. Com o tempo, passei por outra áreas, como Business Intelligence, Projetos e Planejamento, essa última que acabei seguindo.

Como foi sua entrada no Pinterest?

Meu amor pelo Pinterest é antigo e, quem me conhece, sabe disso… morei nos EUA em 2012 e cheguei a enviar meu CV na época, mas não fui chamada para entrevistas. No início desse ano, a equipe de RH entrou em contato comigo falando sobre a oportunidade no Brasil e que eu tinha um bom fit com a vaga, me perguntaram se eu tinha interesse e eu nem pensei duas vezes antes de responder. O processo seletivo, assim como de outras empresas americanas, é longo e tem muitas etapas, tanto de entrevistas como de exercícios, então é importante ser paciente e manter a calma. Com a confirmação de que eu passei, comecei no Pinterest em março de 2015 e sou a segunda funcionária no Brasil.

Qual é o objetivo do Pinterest aqui no Brasil?

O Pinterest tem 5 escritórios no mundo – Reino Unido, França, Alemanha, Japão e Brasil – os quais representam seus maiores mercados no mundo e/ou com maior potencial de crescimento. A gente, melhor do que ninguém, sabe como somos super aficcionados por social media o que acaba gerando um interesse grande de empresas desse gênero e, consequentemente, a abertura de escritórios por aqui. Hoje, nosso objetivo é educar o brasileiro a usar o Pinterest corretamente, pois muita gente acha que sabe usar, mas não conhece todos os recursos que ele oferece, seu potencial e como ele pode gerar muito tráfego a sites/ e-commerces, por exemplo. Como ainda não temos mídia no Brasil (nos EUA e no Reino Unido já temos), nosso time ainda é pequeno.

Community Manager Pinterest Brasil Bruna Toni
Recepção da sede do Pinterest, no Vale do Silício, Califórnia.

Community Manager: explica pra gente, o que você faz?

Essa é uma pergunta que eu sempre sou questionada e acho superbacana respondê-la, pois não é um cargo comum no Brasil… Traduzindo, significa gerente de comunidade. Muita gente confunde e acha que é apenas administrar canais sociais, publicar posts e responder dúvidas e comentários. Isso faz parte, é verdade. Mas vai muito além. Essa confusão acontece principalmente por conta da similaridade de duas funções do mercado atual: a de Community Manager e Social Media Manager (ou gerente de redes sociais, em português). Ambas têm o objetivo de interagir com sua comunidade, a fim de criar e fomentar usuários mais engajados, mas apresentam distinções claras e objetivos de negócio diferentes. O responsável por publicar e interagir em plataformas sociais, por exemplo, é o Social Media Manager. Ele representa e interage com a voz da marca. Ele fica por “trás das câmeras” e incentiva conversas com seus fãs e seguidores nas redes sociais. Sua visão privilegiada das situações faz com que ele tenha informações estratégicas para dividir com a empresa. Já o Community Manager trabalha como um embaixador de uma marca, criando e estreitando o relacionamento com usuários e não-usuários, tanto no ambiente online quanto no offline, para que eles façam parte da comunidade, de forma ativa e engajada.

Como é a sua rotina?

Algumas das minhas atividades são: workshops, eventos, encontros com pinadores e influenciadores, dentre outros. Basicamente relacionamento e comunicação.

Para trabalhar com gerenciamento de comunidade, quais habilidades é necessário dominar? Alguma dica para quem se interessa pela profissão?

Não sei dizer se existe um curso certo para a posição, mas ter skills de comunicação, com certeza, é muito importante, pois o tempo todo você está se relacionando com as pessoas, de diferentes formas, através de diferentes meios e com objetivos diferentes, mas sempre buscando transmitir uma mensagem. Então é preciso desenvolver/ aprimorar cada vez mais esse aspecto.

3 Comments

  1. Sou testemunha do trabalho da Bruna, já que ela entrou em contato comigo por causa do meu perfil no Pinterest!

  2. Adorei a entrevista, Ma!! Participei de um workshop do Pinterest com Bruna e gostei tanto, depois disso arrumei o meu perfil e ele vem crescendo dia a dia. A Bruna é uma fofa, foi um prazer ter a oportunidade de conhecê-la fiquei ainda mais engajada e encantada com o poder do Pinterest para produtores de conteúdo como nós. Um beijo

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