Anna Stevanato, coordenadora de marketing da Lethicia Bronstein

Com apenas 21 anos, ela é chefe do departamento de marketing da grife Lethicia Bronstein e já passou dois anos na Martha Medeiros – onde pode vivenciar pela primeira vez o dia-a-dia de uma empresa de moda e descobrir suas aptidões. Anna Stevanato, sem nem ter finalizado sua graduação, já acumula funções que profissionais normalmente assumem depois de muitos anos de experiência no currículo. A explicação para esse fato é que ela soube aproveitar muito bem as oportunidades que lhe foram oferecidas – e muito trabalho duro. “Ter contato direto com as minhas chefes foi essencial para o meu crescimento profissional – sempre fui cobrada e exigida ao máximo.”

Anna Stevanato marketing Lethicia Bronstein

O que te fez ir pro mundo da moda?

Anna Stevanato – Quando eu era pequena, sempre tive uma grande aptidão com trabalhos manuais. Eu sempre gostei muito de pintar, de brincar com massinha, sempre fui muito ligada nessa área de artes. E sempre fui mega vaidosa, ligada nas coisas da minha mãe, de roupa etc. Então eu sempre lidei muito de perto com essa parte manual da vida. Quando eu tinha uns 15, 16 anos, eu tive a oportunidade de ir numa edição do SPFW de verão e ter esse contato maior com todo esse meio de imprensa e meio que decidi que eu queria cursar moda.

E como você começou a traçar sua trajetória na indústria?

Entrei na Anhembi Morumbi para cursar design de moda aos 17 anos, e logo em seguida eu consegui um job na Martha Medeiros como estagiária geral. Como não havia um departamento específico, eu tive a oportunidade de ter contato com várias partes dentro de uma empresa de moda – varejo, marketing, produtos, produção de moda. Depois de três meses na marca, o marketing me chamou muito a atenção. Isso coincidiu com eu desenvolver uma habilidade maior na área de produção de moda, então eu fiquei responsável por toda a área de produção de moda da Martha Medeiros. Com essa percepção, depois de um ano transferi meu curso na Anhembi para Negócios da Moda, e depois transferi novamente pro IED, onde estou cursando até hoje e termino em 2015. Fora isso, fiz um curso de Fashion Styling no FIT em Nova Iorque e alguns outros cursos na Escola São Paulo.

Um ponto importante na sua carreira, que decolou em pouco tempo, foi o crescimento dentro da Martha Medeiros. Como isso aconteceu?

O meu crescimento foi muito em paralelo com o da marca. Eu entrei quando a marca ainda era relativamente pequena e fui obtendo o meu reconhecimento dentro da empresa junto com o crescimento dela no mercado. Depois de alguns meses que eu já tinha assumido a parte de produção de moda, a minha superiora se desligou da empresa – ela me treinou um mês pra me passar o dia-a-dia e eu fiquei responsável por toda a parte de imprensa, de produção de moda na área de eventos, de lançamentos que a gente fazia… Eu fiquei na Martha Medeiros durante dois anos. Passei de estagiária para assistente de marketing, depois para analista de marketing e depois para coordenadora júnior. Fiquei lá até quando recebi uma outra proposta em dezembro do ano passado da Lethicia Bronstein, que é uma concorrente da Martha Medeiros, para assumir também a posição de coordenadora de marketing.

Anna Stevanato marketing Lethicia Bronstein

A estilista Lethicia Bronstein

E você consegue apontar um motivo pra ter se destacado? 

Sou uma pessoa jovem, cheia de informação, de experiências de vida, de vontade de ajudar e de crescer, e eu consegui mostrar minhas aptidões. Mas assim: foco e dedicação total. Eu trabalhava muito, das 20h até 1h da manhã. Em véspera de desfile a gente virava a noite. O que eu tenho pra dizer é que nada vem com sorte. Vem com trabalho, dedicação e foco. Se a gente tiver isso, consegue alcançar tudo na vida. Digo isso pra todo mundo que me pergunta. Nada resiste ao trabalho.

Quais as suas principais responsabilidades hoje como coordenadora de marketing?

Cuido da parte de eventos, de contato com imprensa, de melhorias no campo de vendas pro cliente, relação com consumidor, fornecedores, assessoria pessoal da Lethicia – tudo sou eu nessa parte de marketing e divulgação. Eu que comando todas as redes sociais – blog, site, instagram, facebook, tudo. O que sai, o que não sai em site, revista, tudo eu que aprovo. Hoje, no departamento de marketing, a gente conta com uma assistente e com a própria Lethicia, que é muito presente.

E como é o seu dia-a-dia?

Super dinâmico, é uma loucura. Você está sempre correndo contra o tempo, contra as datas, nada – ao contrário do que todo mundo pensa – é programado, é tudo feito no susto. A gente tem que fazer milagre, e trabalha, muito, até tarde. É um envolvimento muito grande e tem que tomar muito cuidado porque você lida com o ego das pessoas, então é um mercado onde você tem que pisar em ovos. Tudo tem o seu lado bom e seu lado ruim – você tem que abrir mão de muita coisa. Pra me dedicar 100%  a minha profissão e ao meu estudo, abri mão de vida social. A gente tem que estar sempre antenada e é um trabalho full-time. De fim de semana você tem que estar fazendo pesquisa. Você tem que amar muito o que faz, porque é uma coisa que te consome ao máximo.

 

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