Por que programação é “A” habilidade que você precisa aprender em 2016

Vou fazer uma confissão: nunca tive paciência para aprender programação do zero mesmo. Sempre soube um pouco mais do que a média de HTML e CSS, mas isso porque sou ansiosa demais para depender de alguém em coisas simples. Eis que coloquei como meta esse ano aprender mesmo sobre programação e finalmente não me sentir culpada o suficiente para poder colocar essa habilidade no meu currículo.

Chegamos em maio e achei que já passou da hora de começar. Nessa busca por alguma forma prática e barata de aprender o básico de programação, descobri uma ferramenta MUITO legal – e que eu divido mais lá no final do post. Mas, antes, queria contar um pouquinho por que decidi que era tão importante aprender esse ano. Aliás, lembra que a gente falou aqui no blog sobre um estudo de tendências da WSGN para 2018? Pois a nossa relação com tecnologia só tende a aumentar.

Por que aprender programação HTML CSS

#1 Programação é muito mais fácil do que parece

Aliás, vamos começar aprendendo os termos certinhos? Por programação, leia-se HTML e CSS. Ficou assustada com esses termos? Pois não deveria. Entenda essas duas siglas como “linguagens” de internet, já que existem muitas outras. Mas essa dupla é a base que uma pessoa leiga deveria aprender, e ó: não é difícil nem demorado. Sem contar que hoje a internet está aqui pra ajudar – nada que um bom tutorial de youtube não salve na hora do sufoco.

#2 O poder que HTML e CSS pode ter na sua carreira

Mesmo que você não trabalhe diretamente com tecnologia, as chances são que, se a sua empresa for pequena, você não tenha um setor inteiro de T.I. para te dar suporte 24 horas por dia. Em tempos de backup e hospedagem nas nuvens, vale ouro quem consegue resolver pepinos simples que surgem no dia-a-dia. Imagino essa cena lá na L’Officiel, se o servidor com todos os arquivos da edição do mês decide parar de funcionar em pleno fechamento…  E, se você for empreendedor, pode multiplicar essa necessidade por mil!

Por que aprender programação HTML CSS

Vale até mesmo se você for contratar alguém para fazer todo o trabalho pesado de programação na criação de um site, por exemplo. Acho super importante entender minimamente do que você está pedindo para outra pessoa fazer, as limitações e até como cobrar resultados. Imagina um redator-chefe de revista que nunca passou um dia na pele de repórter? Não dá!

#3 Dá pra fazer de graça e em casa com o CodeAcademy

E olha só a melhor parte: acabei de descobrir uma ferramenta grátis, quase 100% em português, online e que você aprende na prática, o CodeAcademy. Ou seja, nada de mil páginas de teorias desinteressantes e que você provavelmente nunca vai decorar. História da internet? Esquece! Logo na primeira unidade, você já sai escrevendo linhas de códigos e com uma espécie de “medalha”.

Por que aprender programação HTML CSS

Um print screen do meu progresso na primeira lição do CodeAcademy – a ferramenta que conquistou meu coração

O processo lembra um pouquinho um jogo, dá vontade de ir conquistando as fases (no caso, unidades) e chegar até o final. O resultado é que fiquei viciada e tive que me segurar para não passar direto para a segunda unidade – tô querendo dosar um pouquinho para cada dia.

Alguém já aprendeu um pouco sobre HTML e CSS e pode compartilhar como é que foi esse processo? Chegaram a usar isso no dia-a-dia?

 

Gostou?

Pra ficar sabendo (só uma vez por semana!) do que publicamos de mais legal aqui no Costanza Who,
clique aqui e cadastre seu email na nossa newsletter


6 comentários em Por que programação é “A” habilidade que você precisa aprender em 2016

  1. Vanessa Ventura comentou:

    Adorei o post! Sempre quis aprender mais sobre programação para conseguir me virar com o blog e freelas. Valeu pelas dicas!

    • Marina Espindola comentou:

      Pois é, tô achando bem tranquilo e é um diferencial bem interessante justamente porque muita gente tem medo ou um certo preconceito em aprender! Bjs

  2. Pingback: Novo Serendipitys para mais inspiração | SERENDIPITYS

  3. Ju comentou:

    Apenas um detalhe: saber css e html não é saber programar. css e html nem linguagens de programação são. São apenas linguagens de marcação, formatação. Você não consegue criar um site apenas com elas. A menos que queira criar apenas uma página estática, com texto fixo, como tínhamos no início dos anos 90… nada de posts, blogs, sites dinâmicos. Aí você precisa de bem mais do que isso.

    • Marina Espindola comentou:

      Oi Ju, tudo bom?

      Obrigada pelo aviso aqui pra quem ler o post! É verdade, não dá mesmo pra fazer um site só com isso – mas, assim como a minha intenção com esses conhecimentos foi só fazer modificações básicas em sites já existentes, sei que seria a aplicação para a maioria das pessoas que leem o meu blog. Foi assim que acabei chegando nesse título, já que é assim que as pessoas buscam esse tipo de conteúdo, mas acabei mesmo esquecendo de explicar que não é tudo, rs.

      Bjs

    • Clara comentou:

      Verdade, Ju! Minha mãe tá fazendo um curso realmente de programação, com aquelas coisas de Java e tudo o mais e quase esfregou na minha cara que HTML e CSS, sobre os quais tenho ainda alguma noção, não é nada se comparado aos outros! Fiquei um pouco abalada, mas a vida que segue.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *