Lina Dellic e a nova era da moda em que “menos é mais”

Armário-cápsula, produção artesanal, consumo consciente. São todos termos em alta, usados à exaustão pela mídia e que acabaram perdendo a força quando todo mundo parece tentar se autodenominar adepto ao Slow Fashion. Mas, no meio de tanta bagunça, ainda tem muita marca tentando fazer um trabalho autoral bacana – e, por ironia, são justamente aquelas que ninguém fala. Aliás, lembram que a gente mostrou a confecção da Honey Pie aqui no blog? É assim com a Lina Dellic, a marca novinha aqui de São Paulo que vem conquistando uma legião de meninas antenadas.

Lina Dellic

Inspiradas principalmente pelo empoderamento das mulheres (olha aqui outra expressão que já está ficando saturada), Gabriela Bereta e Marina Zaguini são as mãos e o cérebro por trás da marca e criaram uma identidade que permeia toda a produção de suas peças: elas valorizam o minimalismo, o artesanal e as pessoas responsáveis por seu desenvolvimento. “Seu diferencial encontra-se na consciência (óbvia, mas cada vez mais rara) de que, por trás das roupas, há seres humanos”, explicou Marina. Numa época em que o slow fashion vem ganhando forças para destronar o fast, aproveitamos para conversar com ela sobre esse movimento e como a sua marca tenta se destacar.

Como e por que surgiu a Lina Dellic?

A Lina Dellic surgiu da vontade de fazer algo que tivesse um impacto positivo na vida das pessoas. Nos víamos cada vez mais instigadas pelo estilo como uma linguagem, pela moda como uma forma de expressão e pelos seus processos, que geram questionamentos na cabeça das pessoas. A moda se tornou uma paixão, mas ela surgiu aqui quase como um pretexto. Percebemos que nosso eterno caso de amor sempre foi com nós mesmas, como mulheres e seres humanos. A Lina já nasceu agarrada na ideia do consumo consciente e informada sobre a necessidade de valorizar cada etapa da produção e as pessoas que estão por trás.

Lina Dellic e a nova era da moda em que "menos é mais"

Como foi o processo de tirar a ideia do papel e torná-la uma marca? 

Desde 2014, a Gabriela Bereta já tinha a ideia de construir uma marca de moda, mas resolveu pedir uma ajuda à equipe do Loft, o estúdio de branding e design responsável pela criação da identidade da marca, e numa dessas visitar nos conhecemos. Hoje, a Bia, Ana, Cecília, Jô, Lindinha, Maria de Lurdes, Lorena, Ana Paiva, Ângela e Larissa também fazem parte do nosso time. Ainda estamos nos construindo como marca, investimos constantemente muita energia nos trabalhos de pesquisa e planejamento. Nada é por acaso ou de repente, por isso analisamos muito bem o mercado, visualizamos com cuidado cada peça que criamos, vamos atrás das matérias-primas e fornecedores mais adequados. A cada dia vamos aprendendo e nos reinventando.

E como funciona hoje a marca? 

Nossa equipe, hoje, é formada apenas por mulheres. Concentramos boa parte da elaboração das peças da Lina no nosso cantinho querido na Rua Pamplona, em São Paulo. Por lá ficam as meninas da administração, da comunicação, nossa estilista e toda a logística de vendas da marca. Vamos acompanhando a produção em cada lugar diferente em que ela acontece. Nos locomovemos pra lá e pra cá, visitando e conhecendo a fundo nossos fornecedores, acompanhando o trabalho no próprio atelier de nossas costureiras e, quando podemos, trazendo pra perto quem quer que faça parte da nossa produção.

Lina Dellic e a nova era da moda em que "menos é mais"

Qual a média de produção? 

Para cada modelo, são produzidas, em média, 30 peças. Na Lina Dellic, a produção se dá sempre assim, com esse número reduzido, o que torna as roupas mais exclusivas e permite que sejam feitas com muito mais carinho e cuidado.

Quais são os desafios em criar peças minimalistas, mas que se destacam?

É realmente um desafio e tanto! Nós sabemos, afinal, que o simples é o oposto do fácil. O “menos é mais” já foi esquecido por muitos e a possibilidade de nos destacarmos talvez venha justamente daí e do fato de isso vir se tornando cada vez mais raro. No entanto, mais necessário. Não só na moda, mas também no estilo de vida. Nosso desafio está na tentativa de reeducar as pessoas, fazê-las compreender que, hoje, apenas o suficiente é necessário e que há sofisticação e beleza na simplicidade. Nosso desafio também está nesse comprometimento com o belo, com o elegante e com a apresentação de algo realmente de qualidade.

Como o slow fashion e os armários-cápsulas podem ajudar a mudar a forma de consumo das pessoas?

O slow fashion e o consumo consciente seguem os passos do lowsumerism, tendência que chega pra ficar e abrir nossos olhos sobre as necessidades do mundo atual. Vem para adaptar não só os processos de produção e consumo da moda, mas de todas as áreas de nossas vidas. Trata-se de uma mudança de pensamento e de atitude integral. É um breque em nosso modo de pensar e agir impulsivo, desenfreado e totalmente incoerente. O armário-cápsula surge como uma ferramenta para essas novas práticas, é uma mostra de que é possível se vestir bem com pouco. Todos esses conceitos são unidos pelos princípios da oposição à produção em massa, da confecção e manutenção para um ciclo de vida longo e do preço real incorporando custos sociais e ecológicos.

Lina Dellic e a nova era da moda em que "menos é mais" Lina Dellic e a nova era da moda em que "menos é mais"

As pessoas, hoje em dia, estão acostumadas a comprar em lojas grandes, com várias peças iguais. O artesanato está voltando a ser valorizado?

Sim. O artesanal é algo de grande valor que deve ser conservado, e as pessoas estão começando a entender isso, em nome da valorização do trabalho de quem produz ou da exclusividade concebida a quem consome. A partir do incentivo a um consumo mais pensado e menos acelerado, eles nos mostram o poder que há em reconhecer e prezar uma produção local e mais humana.

Quais são os planos para o futuro da Lina Dellic?

Nossos planos envolvem o desejo de atingir cada vez mais pessoas e mostrar o valor em compreender as necessidades do slow fashion e do empoderamento das mulheres, além de fazê-las enxergar a beleza e a força por trás do minimalismo. Nossos planos também incluem abrir um ateliê próprio, onde possamos acompanhar ainda mais de pertinho todas as etapas de nossas produções. Quem sabe torná-lo uma loja conceito e um exemplo ao seguir e por em prática os princípios do slow fashion. Em todos os nossos planos, estará sempre presente a vontade e o propósito que nos move: de fazermos bonito o que nos faz bem.

∴ info
linadellic.com.br
@linadellic

 

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Um comentário em Lina Dellic e a nova era da moda em que “menos é mais”

  1. Jove comentou:

    Achei, incrível ,bárbaro ideia inusitada, parabéns.

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