A moda é uma das indústrias mais exclusivas que existe – e não no sentido bom! É um mundo de panelinhas, e se você faz parte de uma grande parcela de pessoas que não teve condições de fazer intercâmbios ou viagens para o exterior e seu inglês não é assim tão afiado, é normal ter dúvidas de alguns termos que são muito usados mas não são tão óbvios assim pra todo mundo. É o caso de stylist, estilista, styling… Já ouvi muitas vezes essas palavras serem confundidas e é um daqueles errinhos bobos, mas que chegam a doer o ouvido rs. Então, como ninguém é obrigado a nascer sabendo de nada, vamos às explicações.

styling stylist costanza who

Stylist

É o profissional que trabalha combinando peças para formar um look completo, com acessórios e formas de usar uma roupa específicas. Sabe aquele termo “truque de styling”? É isso. Por ex: blusa amarrada na cintura, dar um nó na camiseta, óculos na cabeça. Pode ser para um editorial de uma revista, em lojas para clientes ou manequins, em desfiles de moda para deixar mais coesa e interessante a coleção de um designer, até pessoas reais, normalmente em eventos ou para pessoas famosas.

Personal Stylist

É como se fosse uma categoria de atuação de um Stylist – é um tipo de stylist que trabalha apenas com pessoas. Pode ser contratado tanto a longo prazo, por exemplo o Yan Acioli que é o personal stylist da Sabrina em tudo que ela faz na vida, quanto para momentos ou eventos específicos.

Styling

É o ato de fazer essa combinação de peças que a gente estava falando. Stylist é a profissão, enquanto styling é a ação. Numa frase: O editora de moda da Vogue fez o styling do editorial dessa edição. Deu pra entender?

Style

É sinônimo de estilo. E, por favor, não diga “fulano é style”! Ou, se disser, saiba que está errado rs. Style não é um adjetivo, você não pode ser style assim como você não diria que você é estilo.

Stylist x Estilista

É uma dúvida muito comum, mas na verdade as duas coisas são bem diferentes. Estilista é sinônimo de designer, é o profissional de criação que desenha croquis e idealiza as roupas: Alexandre Herchcovitch, Stella McCartney, Reinaldo Lourenço são todos estilistas. Stylist não “cria” nenhuma roupa, ele pega peças existentes e compõe um visual completo, com acessórios e uma forma de

 

Vocês têm mais alguma dúvida ou ouvem as pessoas confundirem muito algum termo das modas?!

2 Comments

  1. Ai, “fulano é style”. Já ouvi muito Marina. Hahaha! Mas acho que o pessoal usa ironicamente, não? #esperoquesim

    Um beijo querida :*

    • Marina Espindola Reply

      Hahahaha será? Esperamos que sim, né. Mas sempre bom o aviso 😉

Write A Comment

Pin It