Um lenço Hermès não sai por menos de R$ 1.450. Um valor alto, se considerarmos que a base do carré, nome oficial do formato mais tradicional da grife, é um quadrado de seda nas dimensões 90cm x 90cm. Mas, depois de conhecer todas as etapas da confecção do produto, dá para entender o motivo.

É essa, aliás, a intenção do Festival de Métiers, exposição que circulou o mundo organizada pela própria grife francesa, com artesãos dos ateliês da Hermès que confeccionam ao vivo bolsas, gravatas, relógios e os tais carrés. A mostra desembarcou em São Paulo nesse ano e, a convite da Farfetch, tive a oportunidade única de conferir tudo isso de perto. Admito: saí de lá encantada e valorizando ainda mais o que significa ter um produto totalmente feito a mão.

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A exposição Festival de Métiers desembarcou em São Paulo no começo do ano, mostrando os detalhes da confecção dos maiores ícones da grife francesa

Tudo começa no design das estampas. São escolhidos, em média, 12 desenhos por coleção (duas ao ano). Em seguida, é a hora de desmembrar o desenho em cores para a impressão. Cada cor ganha uma placa específica, de forma que, sobrepostas, componham a ilustração completa. Ou seja, se a estampa tiver 40 cores, são criadas 40 telas diferentes e as cores são depositadas uma a uma. Resultado: uma única peça pode levar até quatro horas para ficar pronta.

Uma curiosidade? Depois de prontos, os carrés passam por uma rigorosa inspeção de qualidade. Qualquer imperfeição faz com que eles sejam incinerados (pois é!) para evitar que circulem desta forma, mantendo assim intacta a imagem da Hermès.

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A estamparia manual dos lenços era, sem dúvida, a atração principal da exposição

Apesar do valor de quatro digitos, o carré é o maior case de sucesso da grife: estima-se que um lenço da Hermès é vendido a cada 25 segundos em algum lugar do mundo. Se comparado com uma bolsa Birkin, por exemplo, que custa a partir de R$ 30.000 no menor tamanho, o lenço acaba sendo acessível para uma parcela maior da população. Deu para perceber como dizer que  é “caro” ou “barato” é totalmente relativo?

Conclusão: como toda marca, a Hermès é impulsionada por lançamentos sazonais, e investe em novidades que mantém o nome da casa na mídia – como o novo relógio em parceria com a Apple. Mas sabe que o verdadeiro tesouro está na sua tradição.

{Fui visitar a exposição a convite da Farfetch. O post reflete a minha opinião pessoal e não é uma ação comercial.}

2 Comments

    • Marina Espindola Reply

      Eu estava morrendo de saudades do blog também, Ca! <3
      Essas gravatinhas são um amor, né? Eles sempre lançam umas coisas assim fofas, novas e que geram esse desejo instantâneo, mas sabem quão importante é manter a tradição e a herança da grife – e fazem isso como ninguém! E foi realmente sensacional ver ao vivo, dá vontade de entrar numa loja e levar uma de cada só de ver o carinho e a atenção que vai em cada detalhe, juro.

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