Como ganhar tempo e organizar sua caixa de e-mail

Adulto gosta mesmo é de caixa de entrada vazia. Brincadeiras à parte, poucas expressões traduzem tão bem o meu sentimento de satisfação ao limpar todas as notificações de e-mails novos. Pra mim tem um efeito catártico – me sinto mais leve, pronta para partir para a próxima tarefa. Sou uma procrastinadora profissional, e desde que tornei manter meus e-mails em dia uma obsessão (é tudo ou nada!), senti uma bela diferença na minha produtividade.

Como organizar sua caixa de email 2

Mas não é tarefa fácil, caso contrário não teria tanta gente desesperada com os e-mails acumulados na casa dos milhares (credo!). Juntei aqui 3 dicas de como colocar a casa em ordem depois que a situação já saiu do controle – e uma delas é a ferramenta que salvou a minha vida, literalmente.

1. Mais do que 6 meses? Delete sem dó

Essa aqui eu fiz valer: uso meu gmail para trabalho e as mensagens não lidas já tinham ultrapassado 1.000. Isso sem contar os que já estavam marcados como lidos, mas ainda ocupavam espaço. Foi então que tomei uma decisão radical: selecionei todos os e-mails de antes de 6 meses atrás e deletei sem dó mesmo! Se você não respondeu ou precisou até agora, provavelmente não vai te fazer falta. Melhor decisão da minha vida, juro.

Como organizar sua caixa de email 2

2. Mas e os recentes, o que fazer com eles agora?

Não dá pra ser sonhador e achar que você vai olhar um por um para filtrá-los. A minha solução foi selecionar os 800 que sobraram e marcar todos como lidos. E, a partir desse momento, fiz questão de não deixar mais acumular nada que não fosse necessário. Deletava o que não não seria lido e resolvia o que fosse necessário o mais rápido possível. Aí, daqui uns 6 meses, deleto de novo os mais antigos e pronto. Super possível, vai?

3. Também recebe e-mails inúteis? Há solução!

Eis que descobri que a minha caixa de entrada enchia muito rápido! Não havia pró-atividade que desse conta – só que a grande maioria eram aquelas newsletters automatizadas. Ou de lojas que eu tinha zero interesse ou até de assinaturas que fiz conscientemente, mas quando ia ver nunca abri. Só que ninguém tem tempo pra se desinscrever de uma por uma, né? Pois é claro que já inventaram um sistema pra isso. Quem usa Outlook (como o hotmail, por exemplo) Gmail, Google Apps, Yahoo! Mail, AOL Mail e iCloud pode (e deve) apostar no Unroll.me. É fácil, de graça e em 10 minutinhos você deixa a sua vida muito mais produtiva. Não vou nem me estender porque ele é tão intuitivo e automático que dispensa introduções.

 

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4 comentários em Como ganhar tempo e organizar sua caixa de e-mail

  1. priscilla barreto comentou:

    Excelentes essas dicas Marina!
    Otimiza bastante o nosso tempo, e ajuda a prevenir surpresas desagradáveis (tipo deletar sem querer um email importante).

    Bjs
    Pri

  2. Valber E comentou:

    Marina, cadê tu, menina ?

  3. Camila Faria comentou:

    Acabei de usar o Unroll.me. Me sinto mais leve já. 😉

  4. grazi comentou:

    já usei o unroll e preciso aderir essa coisa de deletar se já passou de 6 meses! O:
    é muito estressante ver a caixa lotada, socorro uahsuahsuahsu
    vlwww

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