Ao ver uma campanha de moda publicada na internet ou até mesmo impressa numa revista, dificilmente paramos pra pensar em todo o trabalho e planejamento envolvido para produzir três ou quatro fotos. Para uma marca, as campanhas têm como objetivo comunicar a missão, apresentar as novas coleções e novidades ao mercado e atingir o público-alvo desejado. Para isso acontecer, é imprescindível formar uma boa equipe – e é aí que entra o trabalho do produtor executivo. Uma vez contratado pela marca, é ele quem vai fazer a ponte com todos os profissionais contratados, negociar os cachês, buscar a locação e cuidar para que o cliente receba o melhor resultado possível.

Hoje, existem agências especializadas em fornecer às marcas e ao mercado publicitário uma solução completa e eficiente para produzir suas campanhas de moda. Uma das primeiras a surgir com esse formato no Brasil foi a ABÁ MGT, dirigida pelo ex-booker Hemerson Fabiano. Especializada no agenciamento de fotógrafos, stylists, maquiadores, produtores executivos e de casting, diretores de arte, ilustradores e cenógrafos, a agência tem o objetivo de reunir em um mesmo lugar os melhores profissionais do backstage nacional e internacional. Conversamos com Hemerson Fabiano, que trabalhou durante anos em agências de modelo como IMG, Ford e Elite, para entender melhor como é o processo de preparação para uma campanha de moda e o que acontece de fato no dia das fotos.Como fazer uma campanha de moda 3 copy

Passo 1: o briefing do cliente

Com o conceito da coleção em mãos – já que na maioria das vezes as campanhas começam a ser preparadas antes mesmo produção das peças -, é papel da marca desenvolver um layout do que imagina para aquela campanha, cerca de 2 meses antes do deadline. É nesse momento que o cliente deve dizer se quer trabalhar com algum profissional específico, o que imaginou como plano de fundo e o estilo das fotos, além do budget disponível para completar o trabalho.

Passo 2: produção executiva em ação + aprovação

Com o briefing em mãos, o produtor executivo começa a ir atrás de possíveis locações para as fotos e a selecionar os profissionais para o trabalho: fotógrafos, stylists, casting de modelos, beleza, catering, segurança, motorista… Ou seja, tudo que será necessário no dia das fotos. Para isso, é preciso levar em consideração tanto o orçamento disponível quanto o resultado que se busca. Cada profissional tem uma característica e um estilo próprio, e esse momento é crucial para definir o sucesso (ou não) da campanha de moda, já que escolhas equivocadas podem resultar num produto final inadequado para o público-alvo da marca – e, obviamente, na insatisfação do cliente. Quando a campanha pede algum espaço muito específico, há também a possibilidade de contratar um produtor de locações, que nada mais é do que um profissional especializado nesse tipo de serviço. Em seguida, tudo que foi definido é passado para aprovação da marca, com todos os cachês separados de forma transparente.

“Até fechar e aprovar tudo, esse trabalho prévio do produtor executivo dura de 10 a 15 dias porque é realmente uma negociação pra caber no orçamento da marca com os melhores profissionais disponíveis. É claro que tem alguns clientes com orçamentos bem maiores pra desenvolver as campanhas e já passam no briefing todos os profissionais selecionados, aí o produtor só precisa acertar os cachês e conciliar agendas.”

Como fazer uma campanha de moda

Passo 3: o dia das fotos

Em média, cerca de 12 profissionais estão envolvidos no dia das fotos em campanhas de moda de porte pequeno ou médio. O fotógrafo geralmente está acompanhado de pelo menos um assistente (às vezes dois!): um para ficar no computador, e outro para auxiliar com a luz. O stylists também leva um assistente; o maquiador, quando há mais de uma modelo, também precisa de ajuda. Fora o próprio produtor executivo, cuja presença é obrigatória, e da própria marca para acompanhar. Além disso, é claro, existe uma equipe de apoio, formada por motoristas, camareiras, catering e segurança, de acordo com a necessidade da campanha.

“A logística no dia das fotos funciona da seguinte forma: o produto executivo deve estar com um call sheet em mãos, com o contatos de todos os envolvidos, assim como a previsão do tempo e o horário da luz caso a foto seja externa ou a hora extra da diária do estúdio, caso o tempo seja ultrapassado. Chegando no trabalho, a primeira coisa que deve ser feita é comer, porque sem comer ninguém consegue seguir com o trabalho – e pausas em horários diferentes atrasam muito o cronograma. O que acontece é começar a maquiagem da modelo durante esse primeiro café, e o maquiador acaba comendo enquanto estão fazendo as primeiras fotos. Os assistentes acabam revezando também com os profissionais, é bem comum.”

Extra: o maior job realizado pela ABÁ MGT

“A maior produção executiva que eu já fiz até hoje foi um trabalho para a Seda, numa campanha que eles lançaram com 7 experts em cabelos. Foram 10 diárias em Nova York e 9 em Londres, então tinha toda uma logística pra otimizar o tempo, a locação… Eu montei uma equipe aqui no Brasil e mandei pra lá, enquanto coordenava daqui. O casting de modelos vinha pra mim das agências de Nova York, eu pré-selecionava, montava um PDF, enviava pra agência de publicidade daqui do Brasil, eles aprovavam e colocava a modelo lá. Locação a mesma coisa, e foi assim com toda a logística. Na época, essa campanha foi pensada como um publieditorial de 15 páginas para a Vogue, mas acabou dando tão certo que virou mundial.”

6 Comments

  1. Um dos melhores posts que li até hoje! Ajudou muito para quem esta começando nesse ramo e precisa aprender a conciliar todos os fatores para um ensaio. Amei!

    • Marina Espindola Reply

      Oi Carmem, tudo bom?
      Fico muito feliz que você tenha gostado! A intenção era ajudar mesmo quem tá começando no ramo e quer saber como as coisas funcionam. Eu mesma, há cerca de um ano atrás, não sabia metade do que conheci hoje ao manter o blog. Se tem um lado que amo em manter o CW, é o conhecimento que adquiro a cada matéria que escrevo!
      Obrigada pelo feedback!
      Um beijo <3

  2. AMEI!!! Mah, que post mega útil pra quem tá começando, cara. De verdade. Parabéns! Você é demais.
    Vamos divulgar! =)

    • Marina Espindola Reply

      Ah que fofa você, Carol! E que bom que ele consegue pelo visto atingir meu objetivo. Foi bem isso que eu queria, um conteúdo bem didático e explicadinho, rs. Um beijo <3 <3

  3. Natalia Dian Reply

    Oie, Mari, tudo beleza?

    Adorei a matéria, você sabe que eu adoro o blog!
    Até entreguei currículo lá na Abá! Adoro esse àrea… quem sabe um dia, né?!

    Beijocas!

  4. Pingback: Você sabe o que é produção de moda? – Portfólio Online de Andressa Delfino

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