Por trás do e-commerce Style Market

O mercado de e-commerce nunca esteve tão aquecido no Brasil: a estimativa para 2013 é que mais de 50 milhões de consumidores realizem compras em lojas virtuais, movimentando um total de 28 bilhõesde reais. Ao mesmo tempo, nunca houve tanta concorrência no meio. Mais do que nunca, é extremamente importante que haja um planejamento estratégico antes de se aventurar na internet. E é com esse mindset que nasceu o Style Market, recém-lançado e-commerce de moda comandado pelas sócias Erica Matusita e Mafe Miguel.

O escritório do Style Market, e-commerce de moda

Pequeno porém charmoso, o escritório do Style Market mostra um pouco da alma do site

O escritório, apesar do tamanho reduzido, encanta logo na entrada com uma lousa que lê “Welcome. We <3 Style Market”. E fica tudo concentrado naquele mesmo espaço: o estoque (muito bem organizado), as embalagens e as mesas de trabalho – que são três.

É que, desde o lançamento do Style Market em abril de 2013, Erica e Mafe comandam o site sozinhas, apenas com a ajuda de uma designer gráfica e um gerente de TI terceirizado. Embora ambas sejam apaixonadas pelo mundo da moda, é na diferença entre elas que nasce a força da marca. Formada em Economia, Erica Matusita transitou pelo mercado financeiro e passou pela editora de livros Arte e Ensaio. Já Mafe Miguel é graduada em Administração e morou em Londres, onde estudou Gestão de Marcas no Instituto Marangoni. De volta ao Brasil, passou pelo Glamurama e pelo The Boutique, e hoje é responsável pela comunicação, marketing e redes sociais do e-commerce. Não que uma não dê uns pitacos no trabalho da outra de vez em quando, é claro, como na maioria das sociedades.

O escritório do Style Market, e-commerce de moda

As sócias Erica Matusita e Mafe Miguel compartilham o espaço de trabalho – afinal, é mais gostoso trabalhar assim

O escritório do Style Market, e-commerce de moda

E o estoque também fica por ali. Reduzido, porém impecavelmente organizado!

Branding & Marketing

Antes de sair do papel, o projeto do Style Market foi colocado nas mãos de uma pessoa especializada em branding, que desenvolveu junto com as sócias uma espécie de manual de estratégias de marketing e posicionamento. Nesse livro, que fica sempre à mão para consultas rápidas, estão desde referências internacionais de estilo até as fontes tipográficas usadas na divulgação da marca. “É tudo pensado para ajustar todos os detalhes ao posicionamento da empresa no mercado”, contou Mafe. Além disso, elas estão sempre atrás de marcas que não tenham e-commerce próprio, que não estejam a venda em todos os lugares.

“A Nina é uma mulher independente, que trabalha e não tem tempo para ficar caçando roupa em Shopping Center”, explicou. A personagem ficcional, carinhosamente apelidada de Nina, é a personificação do público-alvo da marca. Pra que serve isso? Antes de comprar uma peça, por exemplo, a dupla se pergunta se está de acordo com o que a Nina usaria, com os lugares que ela frequenta.

O escritório do Style Market, e-commerce de moda

O tal livro de branding, em que está registrado cada passo do posicionamento do Style Market

O escritório do Style Market, e-commerce de moda

Detalhes do processo de curadoria das peças

Diferencial do Style Market: atenção aos detalhes

“O Net-a-Porter foi o primeiro e-commerce de moda que surgiu. Me lembro de estar morando em Londres na época e ter me apaixonado pela ideia de receber em casa um pacote que parecia um presente. Você até esquece que pagou por ele! E é esse modelo que a gente tenta reproduzir aqui no Style Market”, dividiu Mafe. Erica complementa: “A compra online é uma compra emotiva – são pequenas sutilezas que levam o cliente a finalizar a compra. Boas fotos costumam fazer toda a diferença”. Recentemente, elas passaram a trabalhar com frete grátis em toda a loja, para incentivar novos clientes a experimentem o serviço.”Para que haja a fidelização, ou seja, para que nossa cliente queira comprar de novo com a gente, nós damos toda uma atenção especial ao pacote. Enviamos um bilhete escrito à mão, mandamos e-mail se percebermos que ela não fechou a compra. São detalhes que fazem com que as pessoas se lembrem da sua marca”.

O escritório do Style Market, e-commerce de moda

Um pouquinho do processo de embalagem e envio do Style Market

As dificuldades de empreender no Brasil

Erica Matusita acredita que o lado mais difícil de ser dona do próprio nariz é a falta de estrutura do país. “Ser empresário hoje, no Brasil, é uma tarefa difícil. A burocracia é interminável, e há muita falta de compromisso por conta dos fornecedores. O grande problema é que o país cresceu, mas a infraestrutura não acompanhou. Você precisa sempre de um plano B”, desabafa. “A gente tem todo um planejamento de newsletter, de divulgação, mas que muitas vezes precisa ser alterado porque o produto não chegou a tempo de fazer a foto. Isso acaba impedindo que a empresa cresça mais rápido”, completou Mafe Miguel.

O escritório do Style Market, e-commerce de moda

Para manter a exclusividade, outra característica do Style Market, as sócias não planejam trazer um número muito grande de marcas novas para o site, mas sim expandir para outras frentes. “Já trabalhamos com a linha de lingerie da La Rouge Belle, e em breve devem entrar marcas de sapato e acessórios. Queremos levar para a consumidora o look completo”.

∴ info

stylemarket.com.br
@style_market

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Um comentário em Por trás do e-commerce Style Market

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